Dr. André Laurindo Cabral

Varizes nas Pernas: causas, sintomas e tratamentos

A maioria das pessoas já ouviu falar de varizes ou mesmo já notou algum vasinho nas pernas. Além de tudo, sentiu aquele incômodo geralmente causado pela aparência estética, além dos desconfortos causados pelas dores, que podem afetar a qualidade de vida de uma forma geral.

Mas afinal, elas podem ser tratadas? Existe algum risco para a saúde? E mais importante, você deve consultar um médico especialista?

Bom, a resposta é sim, para todas as perguntas.

Porém, antes é preciso entender alguns pontos importantes a respeito das varizes e vasinhos, sintomas, causas, quais as principais consequências da doença varicosa e os tratamentos disponíveis para as varizes.

O que são varizes nas pernas?

As varizes e microvarizes aparecem geralmente nas pernas e nos pés como contorções dilatadas, retorcidas e roxo-azuladas logo abaixo da superfície da pele. Elas podem ter uma aparência mínima ou até parecer grandes estruturas semelhantes a cordas.

Ainda que ocorram também em pessoas do sexo masculino, a prevalência é maior entre as mulheres. As varizes podem se dividir entre dois tipos, as primárias e secundárias.

 

  • Varizes primárias – costumam seguir um padrão de influência hereditária.
  • Varizes secundárias – essa segunda, por sua vez, tem ligação com doenças desenvolvidas ao longo da vida.

 

Em ambos os casos, é sempre importante consultar a opinião de um especialista. Pois além da estética, existem sim agravantes para a sua saúde. Que podem ir de sangramentos até o surgimento de lesões mais graves causadas pela má circulação nos membros inferiores.

Quais as causas para as varizes nas pernas?

Com o passar dos anos, minúsculas válvulas dentro das veias de suas pernas podem começar a se desgastar ou serem danificadas. Essas válvulas danificadas resultam no que é chamado de insuficiência venosa – quando o fluxo de sangue é insuficiente. Com isso o sangue pode se acumular dentro das veias, causando dilatação das veias, tornando assim as varizes como conhecemos.

Existem vários fatores que contribuem par ao surgimento das varizes:

 

Histórico familiar: embora não seja uma certeza, pode aumentar as chances de desenvolver as varizes nas pernas;

Idade avançada: a maioria das pessoas que desenvolve varizes tem entre 40 e 80 anos;

Gênero: como dito antes, mulheres têm mais probabilidade do que os homens de desenvolver varizes;

Gravidez ou obesidade: o peso extra destes dois fatores pode colocar maior pressão nas pernas, aumentando as chances de desenvolver varizes;

Trauma nas pernas: lesões podem causar danos nas válvulas das veias ou nas próprias veias.

Quais são os sintomas das varizes?

Em muitos casos as varizes nas pernas são percebidas apenas após estarem visíveis a olho nu. Afetando diretamente a aparência e auto estima. E como veremos mais adiante, existem tratamentos para varizes super eficientes quando procurado o especialista correto.

No entanto, existem sintomas muito comuns e que devem ligar o alerta para o aparecimento de varizes nas pernas. Que são eles:

 

  • Veias que se projetam sob a pele
  • Pernas doloridas, inchaço nas pernas e vermelhidão, com sensação de peso e coceira. Esses sintomas podem se intensificar após um dia em pé
  • Dor intensa ao ficar em pé ou cãibras nas pernas à noite

 

Se com frequência você sentir algum desses sintomas, um médico de varizes (angiologista/cirurgião vascular) deve ser imediatamente consultado!

Tratamentos para varizes nas pernas

Primeiramente precisamos salientar a importância de procurar um especialista.

O que não faltam por aí são simpatias e receitas caseiras de remédio para varizes. No entanto, a procura alternativa por tratamento pode acabar agravando não só os sintomas mas também dificultando a eficácia de um tratamento especializado.

Dito isso, podemos citar entre os exames e tratamentos, os seguintes:

Figura ilustrativa da ação da meia de compressão

Meias de Compressão

Tem como função a pressão sobre as veias, exercendo
pressão extra perto dos tornozelos e pés e ajudando o sangue a fluir de volta para o coração

Figura ilustrativa de elevação dos membros inferiores

Elevação

Elevar os membros inferiores é uma medida das mais simples e que traz resultados muito eficazes. Uma elevação de 30cm já é o bastante para causar os efeitos desejados

figura ilustrativa de procedimento cirúrgico

Procedimentos Cirúrgicos

Para tratar veias doentes, se elas doem ou causam feridas. Nesse caso, pode-se citar a Cirurgia de Varizes e a Cirurgia de varizes com Termoablação (Laser / Radiofrequência).

Figura ilustrativa de procedimentos superficiais

Procedimentos Ambulatoriais

Escleroterapia convencional ou combinada com laser, escleroterapia com
espuma ecoguiada (guiada por equipamento de Ultrassom), laser transdérmico. Procedimentos realizados no consultório sem necessidade de hospitalização.

O termo “cirurgia” costuma assustar as pessoas, mesmo quando se tratam de cirurgias estéticas. Porém, as cirurgias de varizes costumam ser, em sua maioria, mais simples do que se imagina e sua recuperação é bem tranquila.

A estética é sim muito importante e você deve se preocupar com a aparência causada pelo aparecimento das varizes nas pernas. Mas, além de tudo, procure um médico de varizes para avaliar qual o melhor tratamento e se suas varizes podem ser indicadores de problemas vasculares mais sérios, que possam acabar afetando além de sua estética, também a sua qualidade de vida.

Onde encontar um médico de varizes em Brusque

Se você precise consultar um médico vascular especialista em varizes o Dr. André Laurindo Cabral atende na unidade IOT Brusque.

R. Ver. Guilherme Niebuhr, 26 – Centro 1, Brusque – SC, 88350-110

Realizando tratamentos para varizes, secagem de vasinhos, exames e cirurgias na cidade de Brusque-SC

Onde encontrar um médico de varizes em Blumenau

Caso você precisa consultar um médico vascular especialista em varizes o Dr. André Laurindo Cabral também atende na unidade Angioklinik Blumenau.

R. Floriano Peixoto, 222 – 8º andar, sala 801 – Centro, Blumenau – SC, 89010-500

Realizando tratamentos para varizes, secagem de vasinhos, exames e cirurgias na cidade de Blumenau-SC

Agende sua Consulta

Entre em contato e agende sua consulta pelo WhatsApp, é só clicar no número ao lado ou adicionar o nosso número na sua agenda e iniciar uma conversa.